ARNICA
- Por Watuzy Oliveira
- Oct 15, 2016
- 3 min read

ARNICA A arnica é um gênero de aproximadamente 30 espécies de plantas perenes e herbáceas, pertencentes à família Asteraceae. O termo “arnica” significa “pele de cordeiro” e faz uma alusão às suas folhas peludas e suaves. Devido aos flavonoides presentes em sua composição, esta planta possui propriedades medicinais que proporcionam vários benefícios à nossa saúde.
As propriedades medicinais da arnica Adstringente; Analgésica; Aromática; Anti-inflamatória; Antiespasmódica; Estimulante circulatório; Hipoglicêmica; Hipotensora; Sedativa; Tônico cerebral.
Os benefícios e os usos tradicionais A arnica é comprovadamente hepatotóxica e nunca deve ser utilizada por via oral. Dentre os usos tradicionais com a planta, podemos citar: combate de hemorragias leves, cicatrização de ferimentos superficiais e tratamento de machucados com hematomas e inflamações. Além de ajudar a eliminar as manchas roxas, a arnica também pode ser utilizada pelas pessoas que sofrem de reumatismo. Na forma de talco, a planta pode ser usada para tratar irritações de pele em bebês; como cosmético, a arnica combate a queda de cabelo e a oleosidade. Óleo de arnica para hematomas e inflamações
A sabedoria popular da avó e da mãe com relação à arnica possui comprovação científica. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), substâncias presentes na arnica, a inolina e a quercitina, possuem efeito analgésico e anti-inflamatório, colaborando para diminuir o inchaço, as dores e os hematomas. Sendo assim, o óleo ou tintura de arnica é um dos melhores medicamentos para tratamento de machucados com hematomas e inflamações.
Tintura especial de arnica Ingredientes:
– ½ litro de água; – ½ litro de álcool de cereais; – 100g de folhas de arnica (secas ou frescas).
Modo de preparo:
Misturar os ingredientes, tampar e deixar descansando em lugar longe da luz por 15 dias. Coar e colocar em um vidro escuro. Aplicar nas região doloridas do corpo, a cada 6 horas.
Óleo de arnica Ingredientes:
– 7 colheres de sopa de azeite de oliva; – 100gr de folhas secas de arnica.
Modo de preparo:
Misturar os ingredientes e levar ao fogo em banho-maria, com a panela tampada, por 3 horas. Espremer bem o resíduo para retirar o extrato e coar. Para tratar dores musculares e reumáticas, utilize o óleo ainda morno.
Precauções Como já foi dito, a arnica possui substâncias extremamente tóxicas, sendo assim, o seu uso é apenas externo. Nunca faça chás com as da arnica, pois pode causar vômito, fraqueza, aumento da pressão arterial e dores abdominais.
Nunca tome sol após aplicar a arnica na pele, pois existe o risco de irritação e reações alérgicas. Lembre-se sempre da importância de consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento!
POMADA DE ARNICA CASEIRA
Faça a sua própria pomada, com parafina líquida e uma planta medicinal à sua escolha. Comece por colocar umas folhas secas dessa planta medicinal, amassadas, numa panela. Adicione óleo mineral e coloque no ffogo, mexendo bem, até as folhas ficarem secas.
Depois é só deixar esfriar um pouco, coar o óleo e retirar as folhas do líquido. Junte esse óleo à parafina medicinal, num frasco e guarde sempre no frigorífico, entre as utilizações. Antes de colocar a pomada, seja numa ferida, num golpe ou numa zona dolorida, lave sempre a zona afetada, com água e sabão. Se a zona a tratar é uma ferida, então há que desinfectar! Lave a ferida com água oxigenada e só depois coloque a pomada medicinal. Massageie bem na zona afetada, até a pomada desaparecer. Se quiser provocar um efeito térmico mais eficiente, coloque uma compressa ou banda por cima da zona onde colocou a pomada. Não só vai ajudar a cicatrizar, como vai ajudar a aliviar a dor.

























Comments