top of page

CANINHA DO BREJO

  • por Watuzy Oliveira
  • Oct 12, 2016
  • 2 min read

É uma planta herbácea, de haste dura, com foIhas alternas, oblongas, invaginantes, verde-escuras, com bainha pilosa e avermelhada nas margens. Suas flores são amarelas com brácteas cor de carmim. A caninha-do-brejo é um diurético de uso comprovado pela ciência.

Partes utilizadas : rizomas, hastes e folhas frescas, raízes.

Princípios Ativos: ácido oxálico, inulina, taninos, matérias pécticas.

Propriedades medicinais: antinflamatória dos rins e bexiga, antilítica, antilítica, antidiabética, anti-reumática, aperitiva, calmante das excitações nervosas e do coração, depurativa, diurética, diaforética, emenagoga, estomáquica, febrífuga, resolvente de tumores, sudorífera, tônica. Indicações: é diurética, afecções renais, inflamações da uretra, leucorréia, nefrite, cálculo renal, albuminúria, arteriosclerose, catarro, pedras na bexiga e afecção da bexiga; cistite com dores e dificuldade de urinar, inchaço, diabete, disúria, falta de regras(distúrbio mentrual), febre,gonorréia, hidropisia, inflamação dos rins, insuficiência cardíaca, leucorréia, micção sanguinolenta, picada de inseto, reumatismo, rins, sífilis, uretra.

Contra-indicações/cuidados: Evitar o uso prolongado, pois pode resultar no surgimento de urólitos (por ser rica em oxalato de cálcio). Evitar seu uso em pacientes com calculos renais de oxalato decalcio.

Modo de usar: - hastes: leucorréia, afecções renais; - sumo fresco do colmo: disúria, hidropisia, aterosclerose, albuminúria, insuficiência cardíaca, dores nefríticas, sífilis e gonorréia, picada de insetos e catarro; -cataplasma s das folhas frescas e contusas: tumores; - suco do caule: arterioesclerose, lavar feridas, excitações nervosas e do coração.

COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.

OUTRAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO:

O suco ou sumo das suas hastes diluído em água é usado para tratar doenças venéreas.

A haste e a raíz, secos e moídos em pó, são usados em cataplasmas adstringentes que servem para curar hérnias. As suas folhas, em alguns lugares do interior do Brasil, são utilizadas como emoliente nas contusões e inchaços.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

.

bottom of page